NYFA

Eu em um dos production workshops nos quais filmamos na cidade cenográfica
do Universal Studios com a câmera Arriflex que utiliza peícula 16mm

A New York Film Academy ou NYFA (lê-se "Náifa") é a escola de cinema e interpretação onde eu estudei. Três dos filmes que fiz durante os meus cursos entre 2010 e 2011, no campus do Universal Studios, em Los Angeles, já percorreram mais de uma dezena de festivais pelo mundo e eu ganhei prêmios nos EUA por dois deles.

Diversas personalidades do cinema mundial enviam parentes para estudar lá, incluindo o filho do Steven Spielberg, que estudou Filmmaking, e a filha do cantor Bono (U2), que fez Interpretação. Durante o período em que estou aqui em Los Angeles, já encontrei nos corredores da escola o ator Damon Wayans (o Michael Kyle da sitcom "Eu, a Patroa e as Crianças", exibida pelo SBT) e o mega-jogador da NBA Shaquille O'Neal, ambos frequentando aulas assim como eu.

Ao contrário da maioria dos cursos na área de cinema no Brasil, a NYFA tem um método de ensino que é 100% fundamentado na prática. Eles acreditam que a melhor forma de aprender cinema é fazendo. Pra mim, que já tinha uma bagagem teórica considerável (um Mestrado em Cinema pela USP), a experiência prática foi fundamental e mudou minha vida para sempre.
Eu diria que 'aprender cinema fazendo' é como a diferença entre ler um livro sobre procedimentos ao volante e efetivamente dirigir um carro. Só a prática faz você sentir quando é o melhor momento de passar as marchas, de frear, de acelerar... Com cinema é a mesma coisa!
O objetivo da NYFA é tornar os alunos excelentes contadores de histórias – obviamente na acepção dos americanos do que é um bom filme. Ou seja, se você quer fazer filme de arte que é sem pé nem cabeça e o único público que aguenta assistir é a sua família, seus amigos chegados e meia dúzia de críticos, vá estudar cinema na Europa, né?

Los Angeles é a meca do cinema mais popular do mundo, que tem por objetivo entreter, emocionar e gerar lucro. Ops, desculpe o palavrão (lucro) pros cineastas brasileiros que são “artistas”. kkkkk

A NYFA oferece cursos de Animação em 3D, Cinema (com ênfase em Direção), Cinematografia ou Direção de Fotografia para Cinema e TV, Design de Videogames, Documentário, Fotografia (tipo de moda, jornalística, artística, etc.), Interpretação para Cinema e TV, Montagem ou Edição de Filmes e Vídeos, Produção de Cinema e TV, Roteiro de Cinema e TV (presencial ou online), Teatro Musical e Telejornalismo.

Eu estudei FILMMAKING, que é o curso de Cinema com ênfase em Direção. Portanto, pouco sei dos outros cursos, ok? Me poupem de perguntas que eu não tenho como responder porque não é a minha área, certo?



(ATUALIZADO EM JUN/2012)


PS.: Este blog foi criado por mim quando eu era estudante da NYFA para compartilhar a minha experiência de estudar cinema nos EUA e, assim, auxiliar outras pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho. O blog reflete tão somente as minhas opiniões pessoais e independentes da escola, ou seja, a New York Film Academy não pode ser responsabilizada por qualquer conteúdo aqui apresentado. Além disso, este site não se propõe a fazer propaganda da escola nem recebe recursos para isso, apesar de atualmente eu colaborar profissionalmente com a instituição em atividades relativas ao Brasil.

17 comments:

Anonymous said...

Gabby, realmente fico orgulhosa em ver pessoas como você mudando conceitos erroneos que os EUA tem sobre o Brasil..Somos um povo sonhador e batalhador, e vc é a prova disso..Me identifiquei muito com vc, pois sempre gostei de cinema, fiz minha primeira graduação em pedagogia, não atuei e hoje faço Rádio e TV aqui em São Paulo..Embora até os professores da área, a maioria produtores independentes digam coisas negativas sobre esta área de audiovisual, amo muito.. Gabby, eu estava muito indecisa sobre este segundo semestre, pois pensei em mudar meu curso para jornalismo, que sempre gostei também, e o mercado ter mais oportunidades de trabalho..mas penso que o tempo é curto, já que tenho objetivos e um desejo de produzir meu primeiro seriado, no estilo de Smallville, ou Supernatural..Já tenho a idéia central da trama..Tenho um desejo de fazer o curso na NYFA pois famosos como Max Fecondini e Hélio de La Penã estudaram na escola e falaram muito bem.. Na época que vc foi pra L.A, estava com pouco dinheiro e ganhou a bolsa, como fez para morar? Foi fácil, arrumou um emprego para pagar a estadia? pois penso que a bolsa concedida foi apenas para o curso.. O desejo de minha vida é chegar a rodar e publicar meu seriado que tem até nome provisório já...rsrs..mas sei que tenho um longoooo caminho pela frente não é mesmo? ma na escada da vida, nada como subir um degrau de cada vez...Como dizem, quando desejamos algo, o Universo (Deus) conspira a nosso favor!!! Grande beijo e sucesso!!

Fabio Ramon Franco said...

Desculpa, mas se cinema de arte para você significa enredos sem pé nem cabeça, que só familiares e amigos que teriam saco para ver, acredito que você está equivocada. E se você também não faz cinema com a intenção de fazer arte, seja do gênero que for, eu realmente não entendi a sua página. Se o lance é dar ênfase aos "quem?"que você cruzou no corredor, e não uma discussão maior sobre o que é fazer arte cinematografica, aí onde você está ou em qualquer outra parte do mundo, era melhor você ter feito esta página somente para os seus amigos. Em todo o caso eu te parabenizo pela iniciativa.

Fabio Franco

Debora said...

Eu queria muito que você me ajudasse. Por que eu sempre quis atuar em séries, filmes no exterior. sempre quis ser atriz. e queria saber se é facil conseguir papeis para filmes e series por aí. preciso muuito da sua ajuda.

BRgirl said...

Oi, Debora, tudo bom? Por favor, dê uma olhada neste post: Vida de ator brasileiro em Hollywood (http://www.brgirlinla.com/2013/01/a-brazilian-actor-in-hollywood-vida-de.html) Abs e boa sorte!

Leco Moura said...

Olá Gabby!
Estou indo cursar o MFA in Cinematography em LA em Setembro.
Sei que não foi o que vc estudou, mas gostaria da sua opiniao sobre a escola em geral.
Tenho lido muitos bad reviews sobre a escola e fiquei bem preocupado ja que ja fui aceito e ja paguei varias taxas.
Obrigado pela ajuda!
abs
Leandro.

BRgirl said...

A NYFA é uma ótima escola, Leandro. Conheço pessoas q fizeram o curso de 1 ano de Cinematography e estão trabalhando na área aki em LA. Mas é claro q há outras universidades com mais tradição e nome. Obviamente, são um pouco mais caras e com processo seletivo mais concorrido, feito com muita antecedência (às vezes 1 ano antes do início efetivo das aulas). Caso queira mais informações, me envie um email. Posso perguntar pra algumas pessoas por aki. Abs!

Gabriel said...

Olá Gaby. Estou interessado em fazer um curso na NYFA, mas tenho uma duvida. Desculpe estar perguntando algo sobre um curso que você não fez, mas qualquer informação que voce puder me dar já será bem valiosa. Aqui no Brasil não usamos a expresão Cinematografo, então gostaria de saber qual é a diferença entre o curso de Cinematografo e o curso de Direção de Fotografia para a TV e Cinema. Porque até aonde eu imaginava, o cinematografo era o proprio diretor de fotografia, e como voce disse que são dois cursos distintos, fiquei com um nó na cabeça. Obrigado (:

BR Girl in L.A. said...

Oi, Gabriel! Traduzi o curso como "Cinematografia ou Direção de Fotografia para Cinema e TV" para diferenciar do curso de Fotografia normal (de retratos) q escola tb oferece, entende? Mas um "Cinematographer" é um "Director of Photography". Nunca disse nada diferente disso. rsrsrs É q no Brasil o povo tem mania de falar só Fotografia, pra se referir a coisas de cinema, e pode acabar se matriculando no curso errado. Muita gente confunde os termos.

Guilherme Burgos said...

esse é o unico site no mundo que tem boas reviews sobre a nyfa ... gabriel, para direcao de fotografia va olgar os cursos dos cinema chatos da europa, escolas de renome como nfts, famu, lfs, ou as grandes americanas afi, nyu. agora é claro que essas que eu citei sao muito dificeis de entrar. muito mais dificeis que a nyfa que praticamente te matricula so por passar perto da escola. O que diferencia é que nessas escolas a intencao principal é formar vc em um artista visual e nao apenas um operador de camera. Mas é claro que sua arte vc eh quem faz e que na nyfa vc tambem tera equipamentos e instrução. Mas veja que elea nao esta nem entre as 25 top schools do hollywood report e nem aparece em nenhum outro lugar na internet alem de add do google. Eu ia me increver no MFA in Cinematography mas depois de uma pesquisa mais detalhada mudei de ideia e estou aplicando para outras.

Abs!

Anonymous said...

Oi Gabby, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog e por ajudar a tantas pessoas. Gostaria também de aproveitar o espaco para fazer uma consulta, quero fazer um mestrado na AFI Conservatory. Gostaria de saber como é o curso, se vale a pena, se é muito teorico, qual o nivel de producao ... enfim, qlqr coisa que vc puder falar sobre. Voce tem algum post sobre custo de vida e moradia para quem quer estudar cine em LA? Obrigada mais uma vez e aguardo anciosamente a resposta. Otima semana

BR Girl in L.A. said...

Olha, não sei te dizer muito sobre o AFI. É muito bem conceituado, tipo top dos EUA. A seleção pra entrar é bem difícil. Muitos diretores famosos e oscarizados estudaram lá. Tem profs oscarizados q dão aulas e seminários. Vc vai conhecer gente top de linha. Qto ao ensino, não sei. Deve ser bom. Não sei se tem muita aula prática ou se é teoria, acho q depende do curso q vc vai fazer. Sobre MORADIA, veja aki: http://www.brgirlinla.com/2011/07/como-acho-um-lugar-pra-morar-nova-york.html Abs!

Lais Ribeiro said...

Ola, adorei o seu post, voce esclareceu o que eu tanto queria saber sobre a escola. Gostaria apenas de fazer uma pergunta, estou morando ilegalmente aqui, quando estava no Brasil comecei alguns cursos na area de interpretação, porem as chances de sucesso na cidade em que eu morava eram nulas entao eu desisti. Gostaria de saber se mesmo estando ilegal eu poderia fazer um curso de interpretação e se eu preciso ter alguma formação na aerea para conseguir entrar.

Anonymous said...

Olá Gabby! Primeiramente, obrigada por ter criado este blog tão inspirador e que tira tantas dúvidas :)
A minha dúvida é a seguinte: tenho pesquisado muito a NYFA e visto várias críticas negativas; muitas, inclusive, dizendo que a academia não tem boa reputação aí nos EUA. Isso é verdade? E, se for, você acha que interfere em algo, ou vai de aluno a aluno? bjs

heloísa said...

Oi, adoro o blog! Sou estudante, terminando o Ensino Médio, e tenho pensado em ingressar na NYFA, no entanto, sou completamente leiga na área de Cinema. Você acha que, por causa desse esquema "aprender cinema fazendo", que deve ser mais difícil para leigos, eu me daria melhor se tivesse uma preparação aqui no Brasil primeiro?

Familia - simoes said...

Olá tudo bom Gaby, me chamo João e tenho 16 anos e ano que vem vou fazer um intercambio de 6 meses para L.A para aprender ingles pois quero fazer na NYFA o curso de Ator lá, porém é muito caro pois quero o BFA e ele tem um valor de U$31.500 por ano e este curso é no total de 3 anos, porém li aqui mesmo em seu blog que dão para alguns alunos bolsas de estudo, e espero mesmo que eu consiga... mas essa realmente não é minha duvida hehe, vc que estudou la sempre falam muito que precisarei de um carro para me locomover por lá isso é mesmo verdade? você teve um? se caso sim como comprou ou alugou, poderia me passar em media o valor? A e gabi mais uma pergunta hehe me desculpe pela encheção delas mas com quanto em média vc teve para se sustentar la por mês? e so mais uma disculpa, eu nao to pensando em fazer faculdade, apenas o curso la na NYFA mesmo, você acha que quando for fazer testes para séries ou filmes vão levar em conta a NYFA como uma Faculdade? Brigadoo pela atenção! Acompanho sempre as suas postagens, ainda vejo eu um dia atuando em um de seus filmes(claro se eu for um bom ator e vc me contratar haha). Ah meu email é joos83@gmail.com se puder e tiver tempo vc poderia me responder por la!! OBRIGADAO GABY!! e desculpa mesmo essas milhoes de perguntas!

Alena Barcellos said...

Oi, lindona. Venho a esse blog ha anos sempre parando nas mesmas materias e decidi finalmente postar um comentario. Primeiro de tudo, obrigada pelo conteudo que compartilha e parabens pelas suas conquistas, viu?! Eu e muita gente aqui estamos na torcida pra te ver crescer ainda mais. Segundo, eu queria uma ideia do curso de Interpretação. É possivel conseguir um training visa com o curso da nyfa?

BR Girl in L.A. said...

Obrigada, Alena. Não existe training visa, o que existe é o visto de estudante. Para cursos de 1 ano de duração ou mais, os alunos da NYFA podem pedir (após a conclusão do curso) uma permissão especial de trabalho válida por 12 meses chamada OPT (Optional Practical Training). O visto continuará sendo o de estudante, mas a pessoa pode trabalhar de forma remunerada ou gratuita exclusivamente na área em que estudou durante esse período. Para estudantes de interpretação, dá a possibilidade de fazer testes e atuar em filmes independentes. Mas, pelo que sei, os grandes estúdios não aceitam para testes quem não tem um visto mais permanente, tipo o green card ou no mínimo um O-1. A documentação é checada antes do teste. Não tem jeitinho. Espero ter ajudado. Bjs!

Post a Comment