June 30, 2011

A NYFA oferece bolsas de estudo para brasileiros?

A New York Film Academy ajuda a tramitar qualquer bolsa de estudo ou subsídio que o aluno possa encontrar. Não é fácil achar recursos para financiar estudos na área cultural, portanto é preciso pesquisar bastante. Para auxiliar nessa busca, listo abaixo as principais opções disponíveis para brasileiros.


NYFA’s Need Based Grant (para cursos presenciais de 1 ano ou mais)

A New York Film Academy concede auxílio financeiro (Need Based Grant) a brasileiros exclusivamente para cursos com um ano ou mais de duração, na forma de um desconto de até 10 mil dólares no valor anual do curso (tuition).

Para o pedido ser analisado, é necessário primeiramente se inscrever no curso desejado e pagar uma taxa de matrícula de 50 dólares (através de cartão de crédito internacional). O solicitante deve comprovar a necessidade de assistência financeira através da declaração de IR pessoal (ou dos pais, se for dependente), acompanhada de tradução e conversão para dólar. Além disso, o aluno deve apresentar uma redação em inglês descrevendo suas realizações (profissionais e acadêmicas) e a justificativa pela qual a escola deveria aprovar a sua solicitação.

Envie o
formulário preenchido, a redação e os documentos por fax para 00 + operadora + 1 (212) 674-7197, com “Attn: Financial Aid”. Para mais informações, favor contactar em inglês Brian Koplow.


Bolsa da OEA de Pós-Graduação (Mestrado)

A Organização dos Estados Americanos (OEA) oferece anualmente bolsas de até 30 mil dólares para brasileiros cursarem mestrado em uma das instituições pertencentes ao Consórcio de Universidades da OEA, do qual a New York Film Academy faz parte.

Os estudos devem ser realizados obrigatoriamente em período integral e devem estar relacionados a uma das oito áreas prioritárias do Plano Estratégico de Cooperação Solidária para o Desenvolvimento Integral da OEA. Portanto, candidatos que demonstrem compromisso de pôr em prática no Brasil os conhecimentos aprendidos -- especialmente em projetos de relevância social e que envolvam a comunidade -- têm mais chance de serem agraciados.

É preciso ser brasileiro; comprovar conclusão de ensino superior através de diploma e histórico escolar (com notas acima de 7); dominar o inglês (comprovado através do TOEFL); apresentar carta de aceitação da NYFA; fornecer atestado médico que certifique boa condição física e mental; comprometer-se a voltar ao Brasil e permanecer lá por no mínimo 24 meses após ter completado o mestrado; apresentar currículo com experiência profissional relacionada com a área de estudos, duas cartas de recomendação de professores e uma de empregador (ou ex-empregador).

As inscrições são realizadas exclusivamente através da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (www.dce.mre.gov.br, (61) 2030-8561, dce@mre.gov.br), geralmente até março para cursos que se iniciem no ano seguinte. O número de bolsas conferidas depende disponibilidade orçamentária.


Bolsa Capes-Fulbright de Mestrado em Roteiro Cinematográfico

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright) oferecem anualmente três bolsas de estudos para a formação de roteiristas no Mestrado em Belas Artes (Master of Fine Arts - MFA).

A bolsa custeia integralmente o valor do curso, além de fornecer ajuda de custo mensal de no mínimo 1.300 dólares para despesas de moradia e alimentação. O mestrando recebe ainda seguro-saúde e passagem aérea Brasil/EUA/Brasil.

Para se candidatar, é preciso apresentar: argumento de um longa-metragem (12 págs.); três cartas de recomendação; currículo (destacando as atividades relacionadas com produção cinematográfica). O candidato tem que se comprometer a dedicar-se integral e exclusivamente ao mestrado; e a retornar ao Brasil 30 dias após a conclusão do curso, permanecendo no país por pelo menos dois anos.

Outros requisitos: Ser brasileiro(a), não cumulado com nacionalidade norte-americana; apresentar diploma brasileiro de curso superior; ter experiência comprovada na área de elaboração de produção cinematográfica; alcançar ao menos a pontuação mínima no TOEFL; não estar recebendo nem ter recebido bolsa de estudos do governo brasileiro ou da Comissão Fulbright para a realização de pós-graduação stricto sensu; estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.

As inscrições abrem geralmente de julho a setembro, para início dos estudos em agosto/setembro do ano seguinte. Mais informações: www.fulbright.org.br


Bolsa do Ministério da Cultura (para cursos presenciais de até 1 ano)

O Ministério daCultura (MinC) do Brasil concede auxílio financeiro de até R$ 9.500,00 para o custeio de despesas relativas à participação de artistas, técnicos, agentes culturais e estudiosos em cursos ou atividades de capacitação no exterior com duração de até um ano.

O proponente deve apresentar uma contrapartida de no mínimo 20% sobre o valor pleiteado, ou seja, propor uma atividade relacionada com sua área de estudos para ser executada na volta ao Brasil, como forma de retorno à comunidade pelo benefício recebido, tal como ministrar uma oficina gratuita, palestra, apresentação, etc.

As inscrições devem ser realizadas pelo próprio aluno exclusivamente por meio do Sistema SalicWeb, disponível no site do MinC, seguindo cronograma que leva em consideração a data da viagem. Mais informações aqui.



Bolsa do International Baccalaureate

Alunos com diploma ou certificado proveniente de uma das 18 escolas no Brasil que fazem parte do programa International Baccalaureate podem solicitar um desconto anual de 500 dólares no valor do curso de um ano ou mais na New York Film Academy. Além disso, eles recebem atenção especial na análise da solicitação da NYFA Need Based Grant. Confira a lista de escolas integrantes em www.ibo.org/country/BR


Workshops da NYFA com Descontos Especiais

A New York Film Academy promove workshops especiais de Cinema e Interpretação com valores promocionais todo final de ano. As aulas ocorrem do começo de dezembro ao início de fevereiro, com recesso entre os dias 19/dez e 03/jan.

Esses workshops especiais acontecem somente nos campi de Nova York e Universal Studios. A metodologia de ensino, com aulas em período integral, é a mesma dos cursos regulares. O conteúdo é similar ao do programa de 4 semanas, mas os alunos têm mais tempo para preparar seu projeto final.


Leia também:



(ATUALIZADO EM JUN/2012)


PS.: Este blog foi criado por mim quando eu era estudante da NYFA para compartilhar a minha experiência de estudar cinema nos EUA e, assim, auxiliar outras pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho. O blog reflete tão somente as minhas opiniões pessoais e independentes da escola, ou seja, a New York Film Academy não pode ser responsabilizada por qualquer conteúdo aqui apresentado. Além disso, este site não se propõe a fazer propaganda da escola nem recebe recursos para isso, apesar de atualmente eu colaborar profissionalmente com a instituição em atividades relativas ao Brasil.

9 comments:

Anonymous said...

Ola, Gabi, queria saber se a pessoa que estuda na New York Film tem chance de trabalhar no exterior, como por exemplo quem faz a graduação de 3 anos, fiquei sabendo que existe esse tipo de curso.

Unknown said...

Oi! Veja o meu post http://www.brgirlinla.com/2011/04/how-can-foreigner-get-filmmaking-work.html

Anderson Lima said...

Você poderia dar mais informações sobre a Bolsa do Ministério da Cultura (para cursos presenciais de até 1 ano). Procurei pelo link, mas encontrei.

Unknown said...

Oi, Anderson. Ouvi dizer que essa bolsa do MinC foi suspensa, não sei por qto tempo. Vc tem q fazer uma pesquisa no site deles. Essas são as informações que tenho no momento. :( Mas não desanime, viu? Abs!

Anderson Lima said...

Obrigado
Ficarei atento

herique said...

oi gabi
me chamo henrique
venho ja algum tempo indeciso em que curso seguir mais sempre vim matutando cinema e desde o ano passado vim pesquisando universidades brasileiras e americanas até que achei a NYFA e fiquei muito interessado nela pelo que falam e tals e fiquei ainda mais vendo seu blog e você que achei espetacular seus posts e agora estou cogitando seriamente ir cursar cinema na NYFA mas te pesso prfvr me tira umas duvidas que estão me matando.
1: quero fazer o curso de cinema,mais quero fazer graduação em cinema em enfase em direção ,então queria saber se a NYFA possui?e como seria o curso,duração,conclusão e tals?
2: não tenho condições de pagar o curso na faculdade,mas vc saberia dizer se é possível pra um brazuca paraense como eu conseguir uma bolsa neste curso na nyfa?se sim,cooomo?
3:em um de seus posts você disse que não ah condições de trabalhar e estudar ao mesmo tempo em LA,devido se intensivo e tals,então como se faz pra se sustentar,comer,morar,gastar etc.. ja que trabalhar parece impossível pra quem estuda e pra mim que não tenho taanta condição assim,oq você aconselharia para ter almenos uma grana para viver bem durante os estudos?
4: depois que concluido o curso eu posso de boa correr atras de trabalho nos EUA?
5: esse curso ele foca apenas em direção ou também ah algo de roteiro pois minha ambição e ser diretor e roterista?ou teria que fazer o curso de roteiro fora aparte?aah e ser ator também rs mais isto e a mais tarda


gabi ficarei honradamente agradecido se rosponder dscp falar mt mais são duvidas decisivas para minha vida pois e isto q quero pro futuro,bjs!

Unknown said...

Oi, Henrique!

1) Sim, a NYFA possui graduação em cinema, pode ser: A) Bachelors degree (BFA), de 3 anos; ou B) Associate degree (AFA), 2 anos, equivalente ao nosso "tecnológico". Qualquer diploma obtido no exterior precisa ser reconhecido por uma faculdade pública brasileira para que tenha validade no Brasil.

2) É muito difícil encontrar bolsas de estudo para esta área. As q são oferecidas nos EUA e tb os financiamentos estudantis são para quem tem cidadania ou greencard. Veja mais info aqui: http://www.brgirlinla.com/2011/06/a-nyfa-oferece-bolsas-de-estudo-para.html

3) Estudar no exterior infelizmente não é para todos. Não consigo imaginar como se sustentar com trabalho quando se estuda de 8 a 10h/dia. A não ser que vc decida trabalhar ilegalmente nos horários em que deveria estar dormindo.

4) Não. Vc vai morar aqui com visto de estudante enqto estiver matriculado em uma escola. Qdo concluir, poderá trabalhar na área na qual vc se formou, por meio de uma permissão especial concedida pelo governo americano durante 12 meses. Esse trabalho pode ser não-remunerado ou remunerado. A maioria dos estágios da área são não-remunerados. Mais info: http://www.brgirlinla.com/2011/04/how-can-foreigner-get-filmmaking-work.html
Para trabalhar depois disso, é preciso mudar o visto para visto de trabalho, para o qual há uma série de exigências rígidas.

5) O curso vai te dar experiência em todas as áreas no geral. Claro q um curso específico de roteiro seria mais especializado, mas não necessário. Ser ator é outra história. Eu aconselharia a focar em uma coisa e se tornar muito boa nela ao invés de ficar pulando de galho em galho e fazer tudo mais ou menos. A concorrência é brutal, a carreira é dificílima, exige muita dedicação e abdicação. Pra ter chance, é preciso ser excepcional, não basta ser bom.

Espero ter ajudado. Desejo muito boa sorte na sua jornada.

Abs,

Gabby

Bia said...

Oi gabi!
Eu queria saber o que é necessário para alguém com 18 anos conseguir uma bolsa em um curso de cinema. Eu ainda tenho 17, mas sei que só tenho como sair de casa a partir do ano que vem, quando faço 18. Eu ainda não trabalho e esse é meu último ano no ensino médio. É preciso estar em alguma universidade pública ou as duas coisas não se relacionam? Obrigada!

Unknown said...

Oi, Bia:

A sua idade em si não determina conseguir uma bolsa ou não, embora alguns programas prevejam idade máxima. Sugiro que você pesquise sobre o Ciência Sem Fronteiras (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao). Havia algumas bolsas que poderiam se encaixar na área de cinema. Mas no geral, como disse nossa área é bem difícil de receber incentivos. Desejo boa sorte. :) Gabby

Post a Comment