June 15, 2011

Quanto custa estudar na NYFA?

Os preços dos cursos da New York Fim Academy variam conforme a área escolhida e a duração. Então, um curso de Cinema de 2 meses tem um valor diferente do de Roteiro com a mesma duração. Todos os valores estão discriminados no site da NYFA. Basta entrar na página do curso que você quer fazer e clicar no botão superior esquerdo chamado "Click here for start dates and available locations". Lá, você encontra as datas, locais e valores.
É preciso enfatizar que o uso dos equipamentos está incluso no valor, mas os custos de produção dos projetos não está. São despesas tais como alimentação da equipe, transporte, objetos de cena e figurino, aluguel de set, licenças para filmar na rua (film permits), hard drive para armazenamento e edição dos filmes, etc. Portanto, variam tremendamente conforme o tamanho do projeto que o aluno deseja executar.

Geralmente, recomendo separar pelo menos 500 dólares para a execução de cada projeto (tanto nos workshops de curta duração quanto nos cursos de 1 ano ou mais). É possível fazer com menos, claro, ou gastar bem mais. Por exemplo, um dos meus curtas se passa em um escritório. Consegui alugar uma sala por 2 dias pelo total de 500 dólares, o que é uma pechincha em termos de aluguel de locações em LA. Cheguei a ver locais que custavam 800 dólares por dia para estudantes. Mas conheci depois uma aluna brasileira que também precisou filmar em um escritório. Ela conheceu um rapaz cujo pai tinha um escritório e permitiu que ela filmasse lá de graça num final de semana. Então depende do quanto o aluno consegue se virar, certo?

No entanto, eu pessoalmente recomendo separar um valor de 10 mil dólares para o projeto final do curso de um ano ou mais, se for um curta. É o maior projeto, mais caprichado e será o seu cartão de visitas. Desculpe se te choquei anunciando essa quantia, mas você prefere saber de antemão ou ter essa linda surpresa no segundo semestre de curso quando colocar na ponta do lápis o orçamento do seu filme?

PS: Tá achando caríssimo investir R$ 20 mil em um curta? Anualmente, os editais do governo federal premiam cineastas brasileiros com R$ 100 mil cada para realizarem seus curta-metragens. Ou seja, é possível fazer um curta em Los Angeles com melhor qualidade técnica gastando somente 20% desse valor.


Leia também:


(ATUALIZADO EM JUN/2012)


PS.: Este blog foi criado por mim quando eu era estudante da NYFA para compartilhar a minha experiência de estudar cinema nos EUA e, assim, auxiliar outras pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho. O blog reflete tão somente as minhas opiniões pessoais e independentes da escola, ou seja, a New York Film Academy não pode ser responsabilizada por qualquer conteúdo aqui apresentado. Além disso, este site não se propõe a fazer propaganda da escola nem recebe recursos para isso, apesar de atualmente eu colaborar profissionalmente com a instituição em atividades relativas ao Brasil.

2 comments:

birenia said...

Bem legal esses programas.Estou muito interessada em fazer de direção de filmes,já que sou muito tímida para atriz!rsrs
Preciso primeiro angariar $$ para poder decidir e fazer mesmo.Obrigada e continue vivendo o sonho por muitos,sorte!

Anonymous said...

Olá!!
Adorei o seu texto. Andei pesquisando e juntando bastante dinheiro pois tenho planos de fazer o Acting for films em New York. Por acaso vc sabe se é possível conseguir algum tipo de bolsa para os cursos?

Obrigada

Post a Comment