July 15, 2011

Posso trabalhar enquanto estudo e/ou depois do curso?

Como regra geral, não é possível trabalhar enquanto se está estudando, porque os cursos da New York Film Academy são full-time (período integral). As aulas normalmente ocorrem das 9h às 18h, de segunda a sexta. Quase sempre há também aulas ou atividades programadas nos finais de semana.

Portanto, é bem complicado conseguir uma brecha no horário atribulado de aulas para trabalhar em qualquer coisa que seja -- a não ser que você falte às aulas ou não durma. Mas aí não vejo qual seria o sentido de investir uma grana nos estudos no exterior pra não aproveitar, né? Detalhe: Se você tiver mais de 15% de faltas, está reprovado, nem certificado recebe!

Dito isso, para o governo americano, trabalho é trabalho, seja remunerado ou não. Estudante está aqui para estudar, não para trabalhar. Essas são as regras oficiais.

Mas... Após terminar o curso, você pode ter ficado amigo de outros alunos da escola e pode ser convidado a dar uma mãozinha nos projetos deles, porque não? São mais projetos para o seu currículo! Pode até ser que eles conheçam alguma produtora independente que está fazendo um filme sem recursos e precisando de mão-de-obra gratuita.

Agora, se você acha que vai aportar nos EUA com um inglês macarrônico, fazer um cursinho de dois meses de cinema (por melhor que seja a escola) e imediatamente ser contratado por um grande estúdio, sinto dizer, mas você só pode estar viajando na maionese. Afinal, estará disputando a vaga com americanos que fizeram 3, 4 anos de faculdade e têm até mestrado em cinema, que falam inglês perfeito, dominam a cultura e não precisam de visto de trabalho. Pra conseguir uma chance dessas por aqui, você tem que ser no mínimo 3 vezes melhor do que a média e ter muita sorte. Veja bem, não estou dizendo que é impossível, mas não vou inventar que tudo é fácil, porque não é mesmo.

DICA: Os cursos acima de 1 ano de duração na NYFA possibilitam solicitar ao governo americano o OPT (Optional Practical Training), um programa que fornece permissão de trabalho ou estágio (remunerado ou não) a estudantes estrangeiros por 12 meses APÓS a conclusão do curso. Isso aumentará as suas chances de conseguir a tão sonhada oportunidade.

Leia também:

No comments:

Post a Comment