April 30, 2011

Qual curso da NYFA devo fazer? Curto ou longo?


Confira acima o trailer do meu curta "Synergy", realizado no curso de 8 Semanas de Filmmaking

A New York Film Academy tem workshops intensivos de curta duração (entre uma semana e dois meses) e cursos intensivos de um ano ou mais, além de graduação e mestrado. Obviamente, quanto mais longo o curso, mais conteúdo, mais prática e mais aprendizado. Portanto, se ainda assim você me perguntar se é melhor fazer um curso de um mês ou de um ano, eu juro que vou te dar a resposta que você merece!

Antes de me perguntar também se um curso de dois meses é uma graduação (como já me perguntaram), pare e respire. Agora puxe pela memória e diga o nome de pelo menos um curso de ensino superior de qualquer área que você conheça que forme um profissional em dois meses. Não achou? Então me poupe, tá? rsrsrs

Mas voltando ao assunto. Eu comecei com o chamado 8-Week Film and Digital. É um workshop em que você escreve, produz, dirige e monta 6 curtas em crescente complexidade, começando com um de 1 minuto até chegar a um que pode ter 10 minutos. Além disso, você trabalha em pelo menos outros 12 filmes dos seus colegas de sala (como diretor de fotografia, assistente de câmera, eletricista/maquinista ou operador de boom).

Três dos seus projetos serão realizados em película 16mm, preto e branco (câmera Arriflex compacta). Os outros, serão realizados com câmera profissional digital de alta definição (como a Panasonic HVX, por exemplo) em cor.

ATENÇÃO: No primeiro mês de qualquer curso de cinema da NYFA, os curtas serão sempre realizados sem captação de som, mesmo que você faça um workshop de câmera digital. Por que? Porque o objetivo é desenvolver uma linguagem visual, contar a história somente com imagens. Afinal, a tendência de quem não tem experiência prática é usar os diálogos como muleta e fica um filme chato pra caramba, com muito blábláblá -- a não ser que você seja Quentin Tarantino ou Jorge Furtado (o curta "Ilha das Flores" é um dos melhores que já vi na vida). Além disso, seriam coisas demais pra dar conta de uma vez, né?

O método deles é de "baby steps", um passinho de cada vez. Funciona até pra quem nunca fez nada na área. Primeiro, imagens preto e branco. Segundo, imagens com cor (o que demanda muito mais know-how de iluminação). Depois, imagens coloridas com captação de som (o chamado som direto).

O penúltimo projeto do curso de 2 meses funciona como um treinamento de som direto e o último curta é pra valer, colocando em prática tudo o que você aprendeu ao longo do workshop. Veja o trailer do meu curta no topo deste post. Detalhe: A escola fornece o equipamento básico necessário para realizar todos os projetos, mas eu optei por alugar uma câmera profissional à parte. Portanto, os curtas dos workshops de curta duração não têm essa qualidade de imagem, tá?

DICA: Aconselho a fazer o curso mais longo que você puder. Qualquer curso de 1 ano ou mais está valendo. Se você não tem verba suficiente pra isso, o curso 8-Week Film and Digital é o que eu recomendo. Porque no de um mês não tem a parte de som direto que eu falei.

Em último caso, se a grana estiver curtíssima, recomendo o workshop promocional que acontece somente do mês de dezembro a fevereiro, nos campi de Nova York e Los Angeles. São 7 semanas de aula entremeadas por um recesso de 2 semanas para Natal e Reveillon, totalizando 9 semanas entre início e fim de curso. O currículo é similar ao do workshop de 4 semanas, mas com mais conteúdo e tempo suficiente para se dedicar ao último projeto já com som direto.

Leia também:


(ATUALIZADO EM JUN/2012)


PS.: Este blog foi criado por mim quando eu era estudante da NYFA para compartilhar a minha experiência de estudar cinema nos EUA e, assim, auxiliar outras pessoas que desejam trilhar o mesmo caminho. O blog reflete tão somente as minhas opiniões pessoais e independentes da escola, ou seja, a New York Film Academy não pode ser responsabilizada por qualquer conteúdo aqui apresentado. Além disso, este site não se propõe a fazer propaganda da escola nem recebe recursos para isso, apesar de atualmente eu colaborar profissionalmente com a instituição em atividades relativas ao Brasil.

No comments:

Post a Comment